Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Súmula 532 - STJ

Envio de cartão de crédito sem pedido expresso.

Publicado por Kelson Aragão
há 9 anos

A Corte Especial do STJ aprovou a súmula 532, para estabelecer que “constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.

A súmula tem amparo no artigo 39, III, do CDC, que proíbe o fornecedor de enviar produtos ou prestar serviços sem solicitação prévia.

Um dos precedentes que levaram à edição da nova súmula é o REsp 1.261.513. Naquele caso, a consumidora havia pedido um cartão de débito, mas recebeu um cartão múltiplo. O Banco Santander alegou que a função crédito estava inativa, mas isso não evitou que fosse condenado a pagar multa de R$ 158.240,00.

Para o relator do caso, ministro Mauro Campbell Marques, o simples envio do cartão de crédito sem pedido expresso do consumidor configura prática abusiva, independentemente de bloqueio.

Smula 532 - STJ

Fonte: migalhas

  • Sobre o autorAdvogado - Atendimento para todas unidades federativas.
  • Publicações15
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15502
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-532-stj/195812951

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 9 anos

Súmula n. 532 do STJ

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

Jornada de Direito dos Consumidores - Envio de trabalhos até o dia 10/08

Correio Forense
Notíciashá 7 anos

TRF2: A penhora de repasses de cartões de créditos só é cabível após esgotar outros meios de garantir a execução fiscal

MPDFT ajuíza ação contra banco por ferir Código de Defesa do Consumidor

Alô Consumidor
Notíciashá 3 anos

Veja os 10 problemas que mais geram indenizações a consumidores e condenação de empresas

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá pessoal, com esse entendimento do STJ, os bancos que se cuidem, com certeza estão repensando em enviar cartões e mais cartões aos cliente e não clientes, agora gera dano moral, isso é um prato cheio para colher umas indenizações. continuar lendo

Isso acontece bastante. Mas nesse caso quem figura no pólo passivo em caso de Instituição Bancária, o banco ou a administradora, ou seja, bandeira ? continuar lendo

Agora fica a dúvida, como fica quando é enviado talão de cheque sem pedir. Convenhamos que é muito pior que um cartão, que é só cortar e jogar fora. O cheque temos que ir na agência, devolver para dar baixa. Isso, se não extraviar e alguém soltar com valores baixos, pois o banco não confere a assinatura, correndo o risco de parar no CCF. Isso sim deveria gerar dano moral. continuar lendo

Até que enfim algo para defender os consumidores continuar lendo